A Estratégia das 3 Caixas - Vijay Govindarajan

   

Título: A Estratégia das 3 Caixas
Autor: Vijay Govindarajan
Tradução de: The Three Box Solution
Editora: HSM
Ano: 2016
Páginas: 224
ISBN/EAN: 9-788567-389721

Inovação não é um processo linear.

Toda Organização que pensa em inovar sempre se depara com o dilema de como balancear os recursos (tempo, pessoas, energia e dinheiro) entre gerenciar o sucesso Presente e planejar e criar o caminho do Futuro. É um dilema clássico, conhecido por todos.


O professor da Tuck School, Vijay Govindarajan traz um conceito super interessante sobre esse tema, Gestão da Inovação, em seu mais recente livro.

Segundo ele, o sucesso presente tem muito menos a contribuir para o futuro do que se pensa. Fácil lembrar de casos como Kodak, Blockbuster ou mesmo de toda a indústria discográfica.

Muita gente se esquece que na verdade existe um terceiro aspecto, negligenciado por muitas organizações e que muito influencia no sucesso ou não do esforço de Inovação: esquecer o Passado. Independente do balanço entre a eficiência do Presente e o planejamento do Futuro, são justamente as práticas e valores do Passado que impedem a evolução e inovação.

A boa e velha sabedoria do "que nos trouxe aqui, não nos levará lá" faz das organizações reféns de práticas de seu passado. O medo de largá-las muitas vezes sela a ruína de seu futuro.

Desprender-se do passado é acima de tudo mudar hábitos. Filosoficamente, no mundo das ideias e planos, é muito fácil pregar e advogar mudanças. Mas no mundo prático, no nível humano - pois as organizações são no final das contas um punhado de pessoas atuando juntas - mudar hábitos arraigados é muito difícil.

O prof. VJ (como gosta de ser chamado), ensina nesse livro, não apenas estudos de casos reais, mas também ferramentas didáticas para abordar as 3 caixas, áreas esseciais de atuação:

1. Gerenciar o Presente - obviamente que em paralelo a qualquer iniciativa de inovação, a Organização precisa ser capaz de continuar operando "a todo vapor" com máxima eficiência nos negócios atuais, o business as usual. É o que ele chama em outros livros de "máquina de eficiência". Isso não significa que para isso se congele, ficando alheia a mudanças. Pelo contrário, mesmo na máquina de eficiência, existem inovações, mudanças, mas todas elas evolucionárias, lineares. São as tais "pequenas e constantes melhorias" do pensamento japonês do kaizen e do PDCA (do inglês, planeje - execute - verifique - corrija).

2. Crie o Futuro - para garantir a subsistência da Organização no Futuro, um outro time, que ele chama de "time de inovação", deve estudar e simular o futuro e planejar como chegar nele. Nessa atividade, processo é longe de ser linear, e suas métricas de avaliação são totalmente distintas. O principal objetivo não é medir a eficiência, mas validar que os pressupostos da experiência são válidos e como tirar vantagem competitiva disso no futuro. 

3. Esqueça o Passado - similar ao conjunto anterior, uma vez vislumbrado e validado o modelo futuro, o Passado precisa ser analisado para que os fatores e práticas atuais sejam também validados para as atividades futuras. Tudo aquilo que não mais colaborar para o sucesso futuro deve ser intensionalmente abandonado. Óbvio que nada disso deve ser feito de forma abrupta, sem análise de consequências, pelo contrário, igual a qualquer iniciativa de inovação, o "esquecer o passado" deve ser testado e validado.


Muitas das Organizações já aprenderam a lidar com os dois primeiros passos, mas se esquecem do terceiro. Mas justamente o terceiro, as práticas defasadas do Passado podem ser uma âncora indesejada para o progresso futuro. Saber se livrar dessas amarras é essencial.

A Estratégia das 3 Caixas é muito rico em exemplos de ferramentas para por isso em prática.


VJ é profundo conhecedor e estudioso do assunto Inovação. Além de lecionar e prestar consultoria sobre o tema, tem diversos livros-referência publicados. Não poderia deixar de citar e indicar O Outro Lado da Inovação  (2009) e Inovação Reversa  (2012) para ficar apenas nos principais. 

Antes de publicar o livro, o prof. Vijay já vinha divulgando o conteúdo e idéias dele em suas palestras, como na ExpoManagement da HSM. Confira aqui.

No quesito Gestão de Mudanças, sugiro também a leitura de O Poder do Hábito de Charles Duhigg e A Guinada dos Irmãos Heath.

< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)