Dar & Receber - Adam Grant

   
Título: Dar & Receber
Autor: Adam Grant
Tradução de: Give and Take
Editora: Sextante
Ano: 2013
Páginas: 305
ISBN/EAN: 9-788543-100753


“É dando que se recebe.”

Quantas vezes você já não ouviu isso!?

Pois é. O jovem professor de Psicologia Comportamental da Wharton,  Adam Grant, explica que isso é um típico comportamento do que ele chama de ‘Compensadores’.

Você faz algo para alguém na expectativa que esse alguém retribua, cedo ou tarde, te fazendo algo. Aparentemente sua ação é desprovida de interesse, mas no fundo, você quer algo em troca, ainda que a longo prazo. Ou no mínimo fazer a pessoa sentir que te deve. Esse perfil é o mais comum nos ambientes profissionais.

Segundo Grant existem outros dois tipos comportamentais:

1. Tomadores – tomam mais favores do que retribuem. Normalmente do curto prazo se dão melhor, pois tomam favores das pessoas que ficam na expectativa da retribuição. Apenas quando percebem no médio e longo prazos que não terão compensação alguma, as outras pessoas deixam de colaborar com os Tomadores. São os famosos espertinhos, ‘sugões’, parasitas. Tem sucesso apenas no curto prazo e são facilmente identificáveis no médio/longo prazos.

2. Compensadores – como explicado na introdução, são (somos) a grande maioria. Damos na expectativa de depois algo receber em troca. Na média, no balanço, terminam quase sempre empatados.

3. Doadores – dão muito mais do que recebem, em termos de favores. Não alimentam expectativas em receber retribuição. Fazem pelo prazer de se doar. Tem preocupação legítima com a demanda de quem pede. Normalmente são as maiores vítimas dos Tomadores. No curto prazo são as que menos sucesso tem.

Até ai, nos parece fruto do senso comum. Certo?

A novidade é que o prof. Grant estudou diversas atividades profissionais e colaborativas e seus impactos de longo prazo.

De seus estudos, concluiu que sim os Doadores são os que mais são vítimas dos Tomadores no sucesso de curto prazo, mas que no entanto, no longo prazo, os Doadores são os perfis mais comuns entre os profissionais nitidamente mais bem sucedidos. De tanto se doarem honesta e desinteressadamente, acabam por atingir o sucesso no efeito do coletivo. Ajudam os outros e o sucesso dos demais leva o time para frente, para cima e portanto ao sucesso que os Doadores também desfrutam. Porém, em ambientes onde há poucos Doadores, apenas Tomadores e Compensadores, o sucesso total somado é nitidamente menor, por normalmente terem soma zero (pelos Compensadores) ou negativa (por ação dos Tomadores).

O sucesso nos ambientes ricos em Doadores se dá pela habilidade com que estes contribuem em 4 campos:

1. Networking – dando mais que recebem, no médio e longo prazos criam relações mais duradouras e fortes.

2. Colaboração – tem maior facilidade em colaborar e de distribuir seus favores de forma mais justa entre os membros de um time.

3. Avaliação – tendem a perceber melhor a colaboração de cada membro do time de forma mais imparcial e normalmente dão um feed-back mais isento.

4. Influência – pelos fatores acima, são mais ouvidos ou melhor ouvidos que os outros dois tipos.

Portanto, Adam Grant conclui que os Doadores ao contrário do senso comum, são o verdadeiro fator de sucesso nas equipes e não os Compensadores.



Não por acaso, Dar & Receber de Adam Grant está entre os Livros Premiados de 2013 pelo Amazon e Thinkers'50.
< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)