Os 5 Desafios das Equipes - Patrick Lencioni



Título: Os 5 Desafios das Equipes
Autor: Patrick Lencioni
Tradução de: Overcoming the Five Dysfunctions of a Team
Editora: Elsevier-Campus
Ano: 2002
Páginas: 208
ISBN/EAN: 9-788535-211689


'Os 5 Desafios das Equipes' é o mais conhecido dos livros do especialista em Gestão de Pessoas, Patrick Lencioni.


A grande contribuição desse livro para a Gestão de Equipes é o diagnóstico e o antídoto para as 5 principais disfunções (da tradução direta do título) que um time pode ter.


Segundo Lencioni, mais que finanças, tecnologia e estratégia, o Trabalho em Equipe é o que pode garantir diferenciação e competitividade às organizações. O resto, segundo ele, pode ser imitado ou adquirido. Porém a maioria dos gestores prefere dar foco em outros fatores que não o trabalho em Equipe, pois este é difícil de ser mensurado e mais difícil ainda ser alcançado. Ai, fica mais prático, rápido e mensurável investir em tecnologia, finanças ou qualquer outro ativo da organização. A despeito disso, não podemos negar o poder do trabalho em equipe bem-feito.


Por outro lado, um Time mal gerido também pode ser o fator de fracasso de uma organização ou empresa. E o fracasso das equipes tem origem em 5 disfunções básicas:


1. Falta de Confiança - difícil para uma pessoa admitir suas fraquezas publicamente, ainda mais com pessoas com as quais precise conviver e cooperar sem escolha, como no trabalho. A auto-defesa humana nos faz assim. 
Antídoto: no entanto admitir publicamente suas deficiências relevantes para o desemprenho do trabalho tem justamente o efeito contrário ao temor das pessoas: aumenta a confiança mútua. Sabendo dos limites dos outros aumentamos nossa confiança em seu trabalho e vice-versa. Principalmente quando sentimos que essa vulnerabilidade é respeitada pelo grupo. Ter coragem de dizer "não sei", "não fiz", "me equivoquei", "preciso de ajuda" tem na verdade efeito fortalecedor que o contrário do senso comum nos faz pensar e agir. Sobretudo para os líderes. Sentir que seu chefe não é perfeito, faz você confiar e respeitá-lo mais que a ilusão de sua infalibilidade. 


2. Medo do Conflito - também nossa natureza de preservação pessoal, tende a fazer-nos fugir dos conflitos. Sempre alguém "ganha" e o outro "perde". Mas não precisa ser assim. Pode haver uma situação conflitante de ganho mútuo.
Antídoto: está justamente no item anterior: Confiança. Quando reina a confiança, os conflitos passam a ser construtivos e não se espalha o medo do conflito. Importante que fique explícito que o conflito é edificante e não tem por objetivo o benefício individual de algum membro, mas o bem coletivo. O segredo é manter o conflito no ponto médio entre o conflito construtivo e o destrutivo, mas ligeiramente mais próximo ao construtivo. Se for 100% do lado construtivo, tende ao viés da concordância cega, bajulação, atenuação constante que também não é boa. 100% destrutivo nem preciso explicar. Portanto algo como num ponto médio tendendo a construtivo, nunca a destrutivo.


3. Falta de Compromisso - note que compromisso não é consenso. Consenso é concordar. Compromisso é realizar, mesmo que sua opinião seja a vencida no debate. Defenda seus pontos-de-vista com paixão, mas com o limite do respeito e da crítica construtiva. Mas uma vez tendo seu parecer vencido pela outra parte, o time deve agir com compromisso. Se foi acertado que vão agir de uma forma, mesmo voto vencido, você tem compromisso de fazer o acertado.
Antídoto: novamente o passo anterior resolve o posterior: o conflito sendo saudável, com base na crítica construtiva e na confiança, o compromisso com o grupo aflora naturalmente.


4. Fuga da Responsabilidade - "ninguém é o pai da criança". Cada um faz suas tarefas e demandas, mas não existe responsabilidade com os demais.
Antídoto: voltamos ao passo anterior novamente. Com compromisso, os membros de uma Equipe tem responsabilidade por seus atos, sendo inclusive cobrados pelos pares, mais que por chefes. Se tem compromisso com o acertado, são responsáveis pela execução correta perante o time. Nesse pormenor o exemplo do líder é fundamental.


5. Falta de Foco nos Resultados - muita gente se distrai das metas. Por metas pessoais, de carreira ou financeiras, e perde-se o foco do resultado do grupo.
Antídoto: com confiança mútua, conflitos geridos com construtividade, compromisso com o grupo e responsabilização por seus atos, os resultados podem ser alcançados. As metas precisam ser auto-explicativas e simples de guardar. A relação entre as ações e tarefas diárias com as metas também devem ser óbvias e transparentes a todos. Só assim há espaço para o compromisso, responsabilidade de cada um com o resultado do grupo.


Portanto Trabalho em Equipe é um efeito em cadeia virtuoso: Confiança que leva a Conflitos Saudáveis, que leva ao Compromisso, que traz a Responsabilidade que gera foco nos Resultados


Confiança é a base de tudo.


O autor enfatiza que "nem todo grupo é um Time". Para ser um Time, o grupo deve possuir em comum: Metas, Recompensas e Responsabilidades. Seus membros devem priorizar os benefícios Coletivos em detrimento dos Individuais.
Se seu grupo não é um Time, não perca tempo alimentando falsas expectativas acreditando que as pessoas são o que não são.


Não por acaso, Os 5 Desafios das Equipes está entre os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos segundo Todd Sattersten & Jack Covert (2009). Confira a lista aqui.


Saiba mais no site do Autor


:)
< / >.

16 comentários:

  1. Bacana mas, quero propor uma reflexão. Estou lendo e usando num grupo de estudos com gestores o Liderança Lean do David Mann.
    Ele sugure ao invés de focar o resultado, focar o processo pois de um processo bem desenhado e gerido, teremos bons resultados. Do contrário, o recado do "faça o que for necessário" será dado, gerando estresse, frustração, etc.
    Metas são fundamentais e resultado vem do quanto estamos focados no processo para que atingí-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente ponto.
      Na verdade existem duas "forças" atuando em paralelo:
      - Processo
      - Formação de Equipe
      Conforme vc mesmo sugere, sem um processo bem desenhado e gerido, não se chega a resultados.
      O que Lencioni defende, é que para se garantir DIFERENCIAÇÃO e COMPETITIVIDADE, um Trabalho de Equipe é necessário. Portanto, para resultados superiores, além de Processos, são necessárias Pessoas trabalhando em Equipe (não apenas "em grupo").
      E o livro trata justamente de como se livrar das disfunções que impedem um Grupo tornar-se uma Equipe, um Time.
      Mas sem dúvida, Processo corre em paralelo e é essencialno alcance dos resultados.

      Grato pela contribuição. :) < / >.

      Excluir
  2. Gostei do blog e da análise do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato PAULO.
      Críticas e sugestões são sempre bem-vindas.
      Abraço e sucesso.
      :)

      Excluir
  3. Boa noite
    Andre Vargas
    Estou concluindo meu curso de Coaching, estou desenvolvendo o trabalho de TCC sobre as 5 disfunções, apliquei o questionário, do livro 'OS 5 DESAFIOS DAS EQUIPES' pagina 173. na pagina seguinte te as PONTUAÇÕES. Ex. AUSÊNCIA DE CONFIANÇA"
    No livro aponta o seguinte: que tem que calcular as afirmações 4,6 e 12 a pergunta somo todos quisitos? NORMALMENTE/ÁS VEZES/RARAMENTE?, No gráfico quero apontar as disfunções, através das pontuações.
    Fico muito grato caso você possa me dar uma dica.
    Obrigado
    Valdir P de Jesus - Capão da Canoa - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado VALMIR,
      Grato pela consulta e desde já boa sorte no TCC. ☺
      Qto a tua questão em específico, confesso que não entendi direito qual é a dúvida.
      Se quiser escrever direto por email: blog.andrevarga@gmail.com
      Ok?
      Valeu. Abraço. ☺

      Excluir
    2. Já entendi, VALDIR.

      É assim: vc responde às 15 questões (quesitos embaralhados) usando os valores 3,2 ou 1 para cada uma das 15 perguntas.
      Dps joga os resultados por Disfunção (3 questões para cada) somando os 3 resultados.

      Como avaliar:
      Cada Disfunção terá nota variando de 3 a 9. Qto menor o valor mais acentuada/evidente a Disfunção, portanto aí que vc deve atuar para resolver primeiro.

      Para por isso num gráfico, sugiro um gráfico de 5 colunas, uma para cada Disfunção e cada coluna dívida em 3 (as 3 perguntas) blocos de tamanho 1,2 ou 3. Assim vc não somente sabe qual Disfunção é a mais acentuada (menor coluna), como tbem qual sub item faz a coluna ficar menor (menor bloco).

      Ajudei?
      QQ outra dúvida, tem meu email tbem aí.
      Abraço e boa sorte no TCC. 😉

      Excluir
  4. Boa noite Varga.
    obrigado!!! tirou minha dúvida, porque não estava entendo o calculo, agora tudo bem, calculei as Disfunções como você indicou,fiz os gráficos individualmente para cada disfunção.
    ficou muito bom.

    Obrigado pelo seu pronto atendimento, agora vou para a parte teórica do TCC.

    abraços

    Valdir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, VALDIR.
      Que bom que tenha conseguido ajudar.
      Mais um vez boa sorte no TCC e qq outra dúvida, espero poder ajudar.
      Abraço. ☺

      Excluir
  5. Suzana Zimmer13 outubro, 2016

    Olá André, estou desenvolvendo um curso em EAD sobre equipe e gostaria de utilizar o questionários das disfunções que sugeres no livro, para que os empresários avaliem suas equipes e entendam o que deve fazer a respeito. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, SUZANA.
      Excelente idea! Parabéns pela iniciativa.
      Sugiro contactar a editora (Elsevier-Campus para a versão brasileira) quanto direitos autorais e uso do conteúdo, principalmente se o curso for pago.
      O questionário em si, vc acha várias versões na Internet, basta dar uma busca.
      Ajudei?
      Boa sorte, Abraço.

      Excluir
    2. Oi André, obrigada. mas não encontrei versões na internet. podes sugerir algum site? obrigada

      Excluir
    3. Oi André, obrigada. mas não encontrei versões na internet. podes sugerir algum site? obrigada

      Excluir
  6. Obrigada André. Podes me indicar algum site que possua o questionário. Ainda não encontrei. obrigada

    ResponderExcluir
  7. Susana, pode ser em inglês?
    Li o eBook em inglês e posso te mandar o questionário.
    Por favor mande seu email para blog.andrevarga@gmail.com que te envio.
    Tudo bem?
    Grato. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo o SCRUM, em vários cases ele aborda essa temática de equipes, metas etc. É interessante voltar olhares para esse aspecto, empresas que não se atentam a isso se perdem pela falta de foco causadas por colaboradores tentando superar seus colegas. Um time orientado a resultados leva qualquer empresa a outro patamar.

    ResponderExcluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)