Descubra seus Pontos Fortes - Marcus Buckingham & Donald Clifton

Título: Descubra seus Pontos Fortes
Autor: Marcus Buckingham & Donald Clifton 
Tradução de: Now, Discover your Strenghs

Editora: Sextante
Ano: 2006
Páginas: 270

ISBN/EAN: 9-788575-423929


"Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer o que sabe fazer de melhor?"


Essa é a questão central do livro 'Descubra seus Pontos Fortes' de Marcus Buckingham e Donald Clifton que é uma seqüência de  'Primeiro Quebre todas as Regras' (First Break all the Rules) que Buckingham escreveu com Curt Coffman em 1999.
                         
Nossa sociedade durante séculos nos acostumou com a ideia que o caminho para o sucesso, a felicidade profissional e também pessoal está no aprimoramento e correção de nossos pontos Fracos. Isso sem dúvida ficou mais acentuado na sociedade pós-industrial. As fábricas precisavam aumentar sua produtividade que a Administração Científica logrou em codificar e prescrever, demandando cada vez mais processo e passos padronizados. Para executar esses processos padronizados, trabalhadores deveriam também corresponder a um padrão. E para formar trabalhadores-padrão, independentemente do nível hierárquico, a educação também deveria formar pessoas-padrão. O método mais eficaz para se chegar ao padrão é avaliar a performance e depois melhorar os pontos Fracos. Não se precisava de pessoas ou profissionais excelentes em nada, apenas que atendessem ao padrão-mínimo.

Pois bem. Essa padronização e busca pelo padrão levou-nos a essa cultura do buscar seus pontos Fracos e procurar melhorá-los.
Segundo Buckingham e Clifton esse é um caminho equivocado. Muito equivocado. Ainda mais em nossa Sociedade da Informação. Cada vez os trabalhos são menos padronizados. A Cauda é cada vez mais longa. Existe espaço para muita diversificação, a "massificação dos nichos".

Portanto, devemos buscar não a eliminação dos pontos Fracos, mas sim, a melhoria dos pontos Fortes. Pois justamente ao exercer nossos pontos Fortes que conseguimos resultados melhores e normalmente com menor dificuldade. Evidentemente que alguns pontos Fracos que se mostrem críticos para o exercício de algumas atividades devem ser melhorados, mas apenas para um nível absolutamente mínimo para não causar-nos problemas. 

Resumindo, o foco é melhorar o que já é bom; trazer o ruim para o aceitável, e voltar os esforços para fazer do bom, ótimo.

A essa conclusão os autores chegaram após uma pesquisa com 2 milhões de profissionais em  milhares de empresas mundialmente. Afinal, Buckingham é VP Senior da Gallup, empresa referência em pesquisas de mercado. A principal questão que os levou a aprofundar a pesquisa e chegar às conclusões foi se as pessoas se sentiam com a oportunidade de fazerem o que sabem de melhor em suas empresas. Surpreendentes 20% responderam que sim. Ou seja, 80% dos profissionais entrevistados julgam que não tem oportunidade de fazer o que sabem de melhor em seus trabalhos.
Estudando as respostas qualitativas, mas em uma amostra quantitativa, os pesquisadores conseguiram isolar 34 padrões ou temas em que as pessoas poderiam ter seus pontos Fortes.

Cada pessoa é uma combinação única desses padrões. (Seriam mais de 16 milhões de combinações possíveis com os 34 padrões).

No livro encontramos uma explicação de cada um desses 34 temas, uma descrição de como um profissional com aquele padrão ou tema age e pode ser identificado. Além disso orienta também como lidar com pessoas fortes em cada padrão ou tema. Super prático

A pergunta que você deve estar querendo fazer é: 
"Ok. Entendi a sacada dos temas, o lance dos pontos Fortes. Mas... como eu sei quais seriam os MEUS temas ou padrões dominantes?" - Certo?

Pois bem. Os pesquisadores desenvolveram um teste baseado na distribuição dos padrões durante a pesquisa com os 2 milhões de colaboradores e o teste pode ser feito via web em:


O teste dura uns 20 a 30 minutos. São 80 questões rápidas de opção entre padrões extremos aos pares. Ao final, apresenta como resultado os 5 temas dominantes, mas a ordem dos 5 temas não significam importância ou preponderância, apenas que são os 5 mais facilmente identificáveis pelo teste. 
O teste é pago. Mas para quem compra o Livro, tem um código impresso (coberto tipo "raspadinha") na contracapa. Com esse código o teste é gratuito.

Confira a lista dos 34 temas ou padrões (em ordem alfabética):

Adaptabilidade - Analítico - Ativação - Auto-afirmação - Carisma - Comando - Competição - Comunicação - Conexão - Contexto - Crença - Desenvolvimento - Disciplina - Empatia - Estudioso - Excelência - Foco - Futurista - Harmonia - Ideativo - Imparcialidade - Inclusão - Individualização - Input - Intelecção - Organização - Pensamento Estratégico - Positivo - Prudência - Realização - Relacionamento - Responsabilidade - Restauração - Significância

Note que as vezes o tema é descrito com um adjetivo por vezes um substantivo, mas apenas para facilitar a compreensão.

O conceito é muito interessante e realista e o teste traz uma luz diferente ao tema motivação e desenvolvimento pessoal.
O livro tem muita aderência com as idéias de Daniel Pink em 'Motivação 3.0', uma vez que se você se dedica a trabalhar usando seus pontos Fortes, sua motivação intrínseca é amplamente usada e não depende de fatores motivadores externos, normalmente ineficientes.

'Descubra seus Pontos Fortes' de Marcus Buckingham & Donald Clifton está entre 'Os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos' de Todd Sattersten e Jack Covert.
Excelente leitura!

Veja o resumo da palestra sobre o mesmo tema que Buckingham fez na ExpoManagement2011.


Confira também os sites dos autores:
.Donald Clifton
.Marcus Buckingham

J < / >.
  

9 comentários:

  1. Quando comecei a ler o livro achei que seria uma leitura "chata" pois não sou particularmente interessada nesta area mas logo vi que estava enganada....um livro muito bem escrito, interessante e que prende mesmo a atenção...agora estou procurando aprender a trabalhar meus pontos fortes...

    olá gostaria de saber se você permitiria eu colocar um link para esta pagina do seu site..estou começando um blog motivada por este livro.. ficaria grata..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, JomiLee.
      Fique a vontade.
      Que bom que tenha gostado do livro.
      Está entre meus favoritos.
      Abraços e $uce$$o!
      :)
      < / >.

      Excluir
  2. Olá, André, também curti muito este livro, divulgando-o para minha equipe na Engenharia/Iepremium, na Petrobras. Lancei recentemente um blog, blogtek.com.br, e coloquei um post sobre o assunto. Visitei seu site para ver se meu post não estava redundante com o seu, e ao final do post coloquei um link para esta sua página. Gostaria de seu feedback sobre meu post. Parabéns pelo seu blog, muito bom aspecto e conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu blog, Rodolfo!
      Excelente resumo
      Muito boa a ideia dos gráficos. Simples e precisa.
      Super fácil de entender.
      Vou indicar!

      Visitem: http://blogtek.com.br/foco-em-seus-pontos-fortes/
      :)

      Excluir
  3. Olá, André, postei mais um artigo sobre o Marcus Buckingham, acerca de uma palestra que ele ministro no Congresso do PMI, em 2012. A novidade é que anexei um arquivo em Excel, com um teste bastante especial, para que o leitor possa checar qual o SEU perfil de liderança. Apreciaria sua visita e feedback: http://blogtek.com.br/nove-estilos-de-lideranca/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre STONNER,

      Muito bom o post e sobretudo o teste. Vamos divulgar aqui:

      http://blogtek.com.br/nove-estilos-de-lideranca/

      Abraços e muito obrigado pela dica!
      :)

      Excluir
  4. Muito boa dica, Stonner! Estou terminando de ler o livro do Daniel Pink "motivaçao 3.0" (conheci-o no MBA da FGV-SP) e já vou comprar este recomendado! Tb sou viciada em testes, tenho certeza que será muito bom! Obrigada pela dica e pela generosidade de compartilhar, mestre! bjin, joelma

    ResponderExcluir
  5. Muito boa dica, Stonner! Estou terminando de ler o livro do Daniel Pink "motivaçao 3.0" (este conheci na aula do Zeca de Mello - MBA da FGV-SP) e já vou comprar este recomendado! Tb sou viciada em testes, tenho certeza que será muito bom! Obrigada pela dica e pela generosidade de compartilhar, mestre! bjin, joelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por seu comentário, Joelma.
      De fato o livro é muito bom e o post do Stonner muito esclarecedor.
      Abraços. :)

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)