'The Thinkers 50' - 2015

   
Pela segunda vez, o prof. Michael Porter foi escolhido o Pensador de Negócios do Biênio (2014-15) pela ranking Thinkers 50.


Como diz o nome, trata-se de um ranking dos 50 Pensadores de Negócios mais influentes no último biênio, e existe desde 2000-01. Compensa ver a lista completa no site, você vai encontrar nomes como Clayton Christensen, W.Chan Kim & Reneé Mauborgne, Don Tapscott, Marshal Goldsmith, Roger Martin, Rita McGrath, Dan Pink, Eric Ries, Vijay Govindarajan, Alex Osterwalder & Yves Pigneur, Martin Lindstrom, Daniel Goleman, Adam Grant, Dave Ulrich, Jim Collins, Gary Hamel, John Kotter, et al.


Confira também quem liderou o ranking nos biênios anteriores:

. 2009: C.K. Prahalad
. 2007: C.K. Prahalad
. 2005: Michael Porter
. 2003: Peter Drucker
. 2001: Peter Drucker



Além dos vencedores, as listas completas dos rankings desde 2011 você pode conferir aqui.

< / >.
   

S+B: Os Melhores Livros de Negócios 2015




Mais uma vez, como acontece todo ano, o site especializado em Estratégia e Negócios, S+B (Strategy & Business) divulgou sua lista de Melhores Livros de Negócios de 2015, divididos em 7 categorias:
(títulos da edição brasileira entre parêntesis quando existente)

1. Narrativas
Loosing the Signal - Jacquie McNish & Sean Silcoff
A história de ascensão e queda da BlackBerry, criadora do conceito de smartphone que revolucionou o mercado de celulares e nossas vidas conectadas.

2. Liderança
. Every Town is a Sports Town - George Bodenhemier
O autor conta sua própria jornada à frente do canal esportivo ESPN.

3. Inovação
. Rise of the Robots - Martin Ford
Martin nos mostra como a Inteligência Artificial vem substituindo o trabalho humano não apenas nas tarefas mecânicas como também nas gerenciais e decisórias, o que é assustador.

4. Marketing
. Captivology - Ben Parr
O maior desafio atual do Marketing é como atrair e manter atenção de sua audiência. Ben Parr analisa isso e apresenta diversos estudos de casos.

5. Desenvolvimento Pessoal
. Leadership BS - Jeffrey Pfeffer
Professor de Stanford, Pfeffer mostra como alterar os espaços de trabalho e carreiras gradualmente tem mais efeito no desenvolvimento dos colaboradores que tentativas de se fazer parecer o que se não é. A Autenticidade é o essencial.

6. Economia
. The Shifts & the Shocks (As Transições & os Choques) - Martin Wolf
Comentador de Economia do Finantial Times, Wolf explica o que já aprendemos e o que nos resta aprender sobre Crises Financeiras. 

7. Estratégia
. Wiser - Cass Sunstein & Reid Hastie
Os autores, estudiosos da Economia Comportamental, defendem que times podem pensar melhor quando saem do pensamento coletivo.


Algumas boas sugestões de leitura.
Quer ver quem ganhou nos anos anteriores? Confira aqui.

< / >.

ExpoManagement 2015: último dia

   

O último dia de ExpoManagement 2015 foi aberto pelo prof. Dan Ariely, falando de Preços e Clientes Irracionais. As inúmeras decisões que tomamos de forma irracional.

A psicóloga Ellen Langer deu prosseguimento descrevendo o fenômeno do Mindfullness (Consciência Plena) que nos leva a maior eficiência, saúde e bem-estar.

Marc Goodman surpreendeu a platéia explicando o quanto os crimes cibernéticos vem crescendo em ritmo exponencial. Impressionante saber o quanto o crime cibernético está organizado e quão vulneráveis as pessoas e empresas estão. Em seu site Future Crimes, Goodman nos dá 6 dicas básicas de proteção. Vale super a pena. 

A volta do almoço foi dirigida por Rivadávia Drummond com o time do Rock in Rio Academy explicando o business case de sucesso do festival.

Linda Rottenberg deu sequência falando de sua experiência com Empreendedorismo e Diferenciação  à frente da plataforma Endeavor que ajuda milhares de empreendedores em dezenas de Países, incluindo o Brasil.

Depois foi a vez de Joe Hart falar de Liderança Inspiradora e as 4 características do Líder Real (Confiável, Empático, Autêntico e Aprendiz).

Eric Ries fechou a ExpoManagement 2015 falando de Start-ups Enxutas, uma nova metodologia para orientar Start-ups a focarem-se no principal: encontrar um modelo de negócio sustentável, provar que podem dar lucro.

O destaque do dia, no meu ver, ficou por conta de Dan Ariely e suas sempre incríveis descobertas sobre nossa irracionalidade.

Gostou da ExpoManagement 2015

Então confira a cobertura dos demais anos aqui.
Em breve mais posts com a cobertura detalhada, palestra a palestra aqui no blog.

Grato. Abraços.

< / >.
   

ExpoManagement 2015: 2o dia

   

O 2o dia de ExpoManagement 2015 começou com o prof. Clayton Christensen falando de Inovação Disruptiva e como o foco nas Inovações Sustentadoras e Eficientes tem minado o crescimento dos mercados, por conta do retorno de curto prazo.

Walter Robb, co-CEO da Whole Foods, deu seguimento abordando os aspectos da Sustentabilidade no setor de varejo, o chamado Capitalismo Consciente.

Na sequência, Daniel Lamarre, CEO do Cirque du Soleil, falou de Liderança Criativa. Roubou  cena, não apenas com seus videos sobre o fantástico circo, mas com sua apaixonada capacidade de transladar conceitos do ambiente do Show Business para o Management. Rara virtude.

A volta do almoço foi com Yves Morieux que descreveu o conceito de Simplicidade Inteligente e o quanto as Empresas estão perdendo Produtividade por excesso de controle e processos inúteis e complexos, quando na verdade deveriam diminuir a complexidade organizacional, aumentar a integração, a cooperação e a reciprocidade.

Na sequência, o economista Paul Krugman descreveu as novas forças que estão moldando a nova ordem mundial. 

Rivadávia Drummond da HSM fechou o 2o dia, falando de Inovação.

Um dia duro de se escolher um destaque, portanto vou me permitir dois:
Uma 'dobradinha' de Christensen - Morieux, ao nos lembrarem dos erros das organizações atuais em Estratégia e Estrutura: 
- investindo no curto prazo, sem Inovação Disruptiva (que compromete o Crescimento dos mercados).
- complicando estruturas, processos e métricas (que compromete a Produtividade).


Mais detalhes, palestra por palestra, publicaremos nos próximos dias.
E a cobertura ao vivo, você pode acompanhar pelo tweetstorm @AndreVarga #HSMexpo2015.

Confira como foi o 1o dia de ExpoManagement 2015.

< / >.
   

ExpoManagement 2015: 1o dia

 

Os trabalhos da ExpoManagement 2015 foram iniciados por nada mais, nada menos, que Malcolm Gladwell que falou da 'Arte de enfrentar Gigantes', tema central de seu último livro, o best seller 'Davi & Golias'. Interessantes pontos de vista, de como azarões são muitas vezes os verdadeiros favorecidos: Israel vs Síria, Apple vs Xerox, Microsoft vs IBM e outros casos como RCA e Ikea. O ponto é que os azarões, não tendo poder nem nada a perder, tem isso como vantagem.

As duas sessões seguintes foram de Empreendedores. 

Jim McKelvey - fundador da Square - deu sequência falando de 'Inovação e Criatividade' de sua experiência como empreendedor. Jim enfatizou os 5 Pontos em que os Empreendedores podem se diferenciar: Resolver Problemas, Ser Bom e Rápido, Adotar Tecnologias existentes, Aprender o timing correto e Questionar tudo.

Seguiu Robin Chase - fundadora da Zipcar -  que falou também de sua experiência e da 'Economia do Compartilhamento'. Segundo ela, hoje podemos aliar o melhor do Capitalismo Industrial com o melhor da Economia do Compartilhamento. Isso permitiu os 3 Fatores-Chaves de Sucesso da Zipcar: Abundância de Recursos (carros osciosos), Plataforma Simples de Participação e Colaboração de Pares (cocriação). Iguais fatores permitiram o sucesso do YouTube, eBay, Wikipedia, Skype, etc.

Daniel Goleman retomou os trabalhos após almoço, falando de 'Líderes Focados e Inteligência Emocional ', assunto de seu livro 'Foco'. Ele defendeu que multi-tarefa é um mito, que liderança requer mais Inteligência Emocional que Conhecimento Técnico e QI, mais ainda que os trabalhos 'normais'. Que a Estratégia é fruto do conhecimento e Inteligência cognitiva, mas a execução vem da Inteligência Emocional, essencial para a Liderança. 

Na sequência,  Frank Belzer abordou a 'Transformação de Vendas'. O universo de Vendas demorou muito para mudar, mas finalmente os paradigmas agora são outros. A venda Consultiva e Customizada ganha novamente espaço.

Abílio Diniz fechou o primeiro dia de ExpoManagement falando de 'Gestão de Crises e Alta Performance'. 

O destaque do dia, em minha visão, ficou por conta da abordagem de Daniel Goleman para a Liderança e sua relação com a Inteligência Emocional.

A noite ainda contou com a sessão extra de Clayton Christensen, falando de Inovação na área de Saúde.

Mais detalhes, palestra por palestra, publicaremos nos próximos dias.
E a cobertura ao vivo, durante o congresso, você pode acompanhar pelo tweetstorm @AndreVarga #HSMexpo2015.

< / >.

ExpoManagement 2015: 9 a 11/Novembro


Nesse mês, de 9 a 11/novembro, mais uma vez ocorre em São Paulo, no ExpoTransamérica, o HSM ExpoManagement 2015, maior evento de Gestão da América Latina. 

Como já viemos fazendo desde 2010, faremos cobertura das palestras, ao vivo, em tweetstorm pelo @AndreVarga direto do evento.

E ao final de cada um dos três dias, publicaremos um resumo aqui no blog e também no Facebook.

Confira um pouco das idéias de alguns dos principais Palestrantes, já publicadas anteriormente aqui no blog:

. Clayton Christensen - Mudanças Estratégicas
. Dan Ariely - Irracionalidade
. Daniel Goleman - Foco
. Eric Ries - Startup Enxuta
. Linda Rottenberg - Empreendedorismo
. Malcolm Gladwell - Davi vs Golias
. Yves Morieux - Simplicidade Inteligente

Veja como foram as edições anteriores aqui.

< / >.