S+B: Os Melhores Livros de Negócios 2014

   

O site especializado em Estratégia e Negócios, S+B (Strategy & Business) divulgou sua lista de Melhores Livros de Negócios de 2014, divididos em 7 categorias:

(títulos da edição brasileira entre parêntesis quando existente)

1. Estratégia
. AccelerateXLR8 - John Kotter
O consagrado prof. John Kotter (Liderando Mudança, 1997) explica porque mesmo montando um time campeão e um Plano eficiente, muitas vezes a execução não é rápida o suficiente ou "perde o gás" ao longo do tempo e falha. Ele apresenta também uma ferramenta para gerenciar e acelerar Planos eficazes.

2. Marketing
. Tilt (Empresa Focada no Cliente) - Niraj Dawar
Nossos clientes compram nosso produto/serviço porque ele é melhor? 
Ou será porque nossos pontos de interação com o cliente são mais eficientes? 
Niraj Dawar defende que produtos melhores podem ser facilmente copiados (e são!). Estrutura, atitude, estilo de atendimento e preocupação com o cliente é bem mais difícil de copiar.

3. Desenvolvimento Executivo
. Left Brain, Right Stuff - Phil Rosenzweig
Tomar decisões racionais rotineiras é fácil: nosso lado Direito do cérebro aprende rápido com as lições racionais, as evidências, a experiência ou simplesmente evitando erros conhecidos. Mas tomar decisões complexas, normalmente as mais importantes!, é necessário moldar opiniões, inspirar seguidores, gerenciar riscos e contornar concorrentes. E isso é uma arte, obra para o lado Esquerdo do cérebro, habilidade que pouco se ensina ou se estimula desenvolver. O prof. Rosenzweig aborda justamente esse difícil processo.

4. Cultura Organizacional
. The Circle (O Círculo) - Dave Eggers
Dave Eggers cria uma ficção em que uma Colaboradora entra para trabalhar em uma famosa empresa de internet dos sonhos - o Círculo - onde tudo é fantástico, moderno e fashion. Porém a narrativa segue para o suspense, intriga e questões sobre memória, privacidade e democracia. 

5. Inovação
. Social Physics - Alex Pentland
Embasado em inúmeros estudos e dados, o prof. Pentland estuda por que certas ideias boas prevalecem e se espalham. 


6. Sustentabilidade
. The Big Pivot - Andrew Winston
Chegamos a um ponto crítico: o meio ambiente e a sociedade global está em risco. A preocupação sócio-ambiental, segundo Winston, deixa de ser ideal para essencial para a criação de valor e negócios das empresas. Ele estabelece um novo formato - um pivô - para essa virada.

7. Economia
. Capital (O Capital no Séc.XXI) - Thomas Piketty
O prof. Piketty apresenta um estudo que vem desde o séc. XVIII para apresentar padrões e tendências que definem o Capitalismo do séc.XXI: o crescimento econômico e difusão do conhecimento mudaram muito o cenário mundial, mas certas práticas capitalistas como o retorno-sobre-o-investimento ainda precisam ser adaptadas.

Boas sugestões de leitura para o ano.

Confira as listas da S+B de 2013 e 2012.
Veja outras listas de livros premiados de 2014 aqui.

< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)