ExpoManagement 2014: último dia

   

O último dia de ExpoManagement 2014 começou com Robert McKee que abordou interessantes aspectos do Poder do Storytelling, explicando como criar histórias fascinantes que prendem a atenção. Segundo McKee, nosso cerebro é uma máquina de montar histórias e tem 7 poderes:
1. Inteligência
2. Autoconsciência
3. Consciência dos outros
4. Imaginação
5. Correlação
6. Insight
7. Auto expressão
Criar histórias é o que dá poder à Humanidade.

Na sequência, Raj Sisodia explicou quais as características do Capitalismo Consciente, um conceito muito interessante de como liberar o espírito heroico das Empresas. Segundo ele, o novo mundo requer um novo Capitalismo, mais consciente e humano, citando empresas como a Whole Foods.

O prof. Ram Charan fechou os trabalhos da manhã, abordando a nova competência dos grandes líderes: Integração. As mudanças de mercado exigem estruturas hierárquicas com apenas 4 níveis e líderes integradores de experts. Charam citou alguns casos de empresas de sucesso que aprenderam a integrar bem e ensinou o processo de integração.

A jornada final começou com Thomas Davenport que mostrou o Big Data em ação. Como a Análise de Dados (Analytics) evoluiu da análise 1.0 para 2.0 e agora 3.0, com ricos exemplos de empresas que passaram de usuárias de Analytics para geradoras, para competidoras na base de Analytics. Super interessante!

A edição 2014 da ExpoManagement foi encerrada por Alexander Osterwalder que explicou o seu famoso canvas de Inovação em Modelos de Negócios e o novo canvas de Design de Proposta de Valor, tema de seu último livro recém saído do forno e de certa forma derivado, um "zoom" no canvas anterior, na parte de produto/serviço e clientes.

Sem dúvida os ensinamentos de Ram Charan foram o ponto alto do último dia de ExpoManagement 2014.

Enfim. Mais uma ExpoManagement que termina. Muito conteúdo para postagens aqui no blog. Muita sugestão de leitura para o ano. 
Ano que vem tem mais cobertura (já estamos escritos!).

Aguarde os detalhes, palestra por palestra, que publicaremos nos próximos dias.
Muito obrigado a quem prestigiou e interagiu pelo tweetstorm 
@AndreVarga #ExpoHSM2014.

Abraços! :)

< / >.
   

3 comentários:

  1. Em relação ao tópico do líder integrador, do Prof. Charam, imediatamente fui remetido aos conceitos de HPWS. Não é nenhuma última novidade ou moda saída da mais recente pesquisa, pelo contrário. Vale (muito) a pena estudar esse tema. O sucesso de um empreendimento e sua sustentação obrigatóriamente passam por esses conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. O próprio Charan enfatizou que esse conceito está longe de ser novo. O que também não é novo é a ignorância ou negligência das empresas qto a isso e que a importância da Integração é crescente.
      Grato pelo comentário!
      Abraço.
      :)

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)