ExpoManagement 2014: 1o dia

   

Os trabalhos de ExpoManagement 2014 foram iniciados pelo jovem professor Jonah Berger, autor do livro 'Contágio', que falou do impacto das epidemias sociais e da importância da mensagem emocional no efeito viral das coisas. Segundo ele, são 6 passos que geram um Efeito Viral, curiosamente formando o acrônimo STEPPS (step = passo em inglês): Moeda Social, Provocação, Emoção, Público, Valor Prático e Histórias.

Na sequência, o economista e jornalista brasileiro Ricardo Amorim fez suas considerações de cenários para a economia do País. Analisou as causas da crise econômica brasileira e do não-crescimento, além de listar as 15 áreas/setores que vão crescer no Brasil a despeito da crise. Interessantes oportunidades.

Chad Hurley, fundador do YouTube, falou em entrevista de sua experiência com esse fenômeno que ajudou a reinventar a comunicação moderna.


A volta do almoço foi aberta pela profa. Rita McGrath que explicou o fenômeno (título de seu livro) o Fim da Vantagem Competitiva, num leve desafio às teorias de Michael Porter. Ela defende que qualquer Vantagem Competitiva é efêmera, temporária e facilmente copiável, superável. Para Rita, são 6 princípios que sustentam a boa estratégia: 
1. Reconfiguração Contínua
2. Desligamento Saudável
3. Alocação Hábil de Recursos
4. Proficiência em Inovação
5. Nova Mentalidade em Liderança
6. Gestão Empreendedora de Carreiras. 
Ela também citou vários casos de insucesso baseados em Estratégias 'Nostáligicas', que não admitem a mudança. 

O professor e consultor César Souza fechou o dia explicando os atributos que as Empresas brasileiras buscam em um Líder. Souza elencou esses atributos em 7 disciplinas: 
1. Empresariamento (Gestão) de Resultados
2. Empresariamento de Pessoas
3. Empresariamento de Clientes
4. Empresariamento de Parceiros
5. Empresariamento de Tecnologia, Processos e Sistemas
6. Cultura e Valores
7. Auto-empresariamento

O destaque do dia, em minha visão, ficou por conta da abordagem analítica de Rita McGrath sobre diversos erros estratégicos de empresas baseados em vantagens competitivas tênues.


Mais detalhes, palestra por palestra, publicaremos nos próximos dias.
E a cobertura ao vivo, você pode acompanhar pelo tweetstorm @AndreVarga #ExpoHSM2014.

< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)