Gente que Resolve - Dan & Chip Heath

   

Título: Gente que Resolve
Tradução de: Decisive
Autor: Chip Heath & Dan Heath
Editora: Saraiva
Ano: 2014
Páginas: 280
ISBN/EAN: 9-788502-223387


"Por que pessoas inteligentes às vezes tomam decisões idiotas?

Não se iluda com o título bobo e positivista, estilo "auto-ajuda" da tradução para o português. Decisive dos irmãos Chip e Dan Heath é um ótimo livro de Psicologia da Decisão e segue a linha de seus best sellers anteriores, A Guinada (Switch, 2010) e Ideias que Colam (Made to Stick, 2007).
(foto: michelleinc)
Os irmãos Heath têm estudado o comportamento humano por mais de uma década e de seus estudos e trabalhos acadêmicos, nasceram seus interessantes livros.

Respondendo à questão inicial - por que, às vezes, pessoas inteligentes tomam decisões idiotas - o cérebro humano tende a simplificar as situações e parâmetros para um modelo mais linear de opção "A ou B", "Sim ou Não". E toda vez que nos deixamos levar por essa simplificação, corremos o risco de tomarmos uma decisão idiota, por mais inteligente que sejamos.

Segundo os irmãos Heath, na maioria das vezes, tomamos decisões erradas...

Um processo típico de Decisão tem 4 passos:
1. Encontramos opções;
2. Analisamos essas opções;
3. Escolhemos a melhor (ou "menos pior") opção;
4. Convivemos com a escolha, opção;

Os irmãos Heath argumentam que 4 vilões entram em ação já no primeiro passo e simplificam e atrofiam o raciocínio, deixando estreito e binário. Quando analisamos as opções tendemos a buscar argumentos que apenas confirmam ou negam as duas hipóteses/opções básicas ou que apoiam nossa opinião do que deve acontecer no futuro, dando-nos confiança. Isso é um processo muito mais emocional que racional na verdade. Buscamos racionalizar argumentos que nos trazem conforto em decidir, não os reais argumentos a se analisar, levando-nos a decisões equivocadas, muitas vezes idiotas.

Chip e Dan Heath defendem um processo mais claro para tomarmos uma decisão, usando o acrônimo WRAP - 'embrulhar' em inglês:

1. Amplie suas Opções (Widen your Options) - não se limite às duas clássicas "A ou B", "Sim ou Não". Nem toda (na verdade a maioria!) questão é do tipo binária, "essa ou aquela". A maioria das questões da vida é de múltipla resposta ou ao menos de ilimitadas opções. Portanto amplie sua busca, abra seu ponto-de-vista para uma perspectiva mais ampla. Busque olhar o problema de um ponto-de-vista externo, como quem observa a situação de fora, mais neutralmente possível. 

2. Teste seus Argumentos (Reality-test your Assumptions) - não fique apenas buscando confirmar suas ideias predefinidas. Teste todas as possibilidades levantadas no passo anterior. Faça o papel do 'Advogado do Diabo'.

3. Afaste-se antes de Decidir (Attain Distance) - desarme emoções de curto prazo que costumam influenciar decisões imediatistas e, normalmente erradas. Saia por um instante do olho-do-furacão. Acalme-se.

4. Prepare-se para estar Errado (Prepare to be Wrong) - prepare-se para 'reverter o motor' caso perceba ter decidido errado ao invés de teimar no erro. 
"Errar é Humano, mas reconhecer o erro não é."

Interessante, no mínimo.

Não por acaso, Gente que Decide está entre os Melhores Livros de Negócios de 2013 segundo o Amazon.

Saiba mais no site dos autores. (inglês)

Gente que Decide dos irmãos Chip e Dan Heath merece, na minha opinião, estar entre os melhores livros de Psicologia da Decisão junto a Motivação 3.0 (Dan Pink, 2009), A Guinada (dos próprios irmãos Heath, 2010), Poder do Hábito (Charles Duhigg, 2012), Previsivelmente Irracional (Dan Ariely, 2008).



< / >.
   

2 comentários:

  1. olá, ótimo site, contudo, possuo uma dúvida, a capa do gente que decide, é a capa do switch, e ele é o decisive isso? e o livro a guinada é o switch? agradeço a atenção.
    Samuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel.
      Grato por prestigiar.
      Sim "Switch" no Brasil saiu como "A Guinada", mas a arte da capa fugiu fo original com o interruptor ('switch' em inglês).
      Dps o "Decisive" saiu aqui como "Gente que Decide". Como saiu por outra editora que o anterior, usaram uma arte baseada no 'interruptor'.
      Coisas de editora, vai entender! :)
      Abraço e qq outra dúvida, só avisar.
      < / >.

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)