Andrew McAfee: Big Data, Revolução Gerencial

   
(imagem: greenbookblog)

Andrew McAfee abriu o 2º dia de ExpoManagement 2013 falando de um assunto muito atual e que trará sem dúvida profundos impactos nas atividades humanas desse século e também oportunidades e desafios para os negócios: o Big Data.

Mas afinal, quão grandes são esses dados? De que quantidade de dados estamos falando?

Essa, segundo McAfee é uma das três perguntas que o Executivos mais se fazem ao tratarem do assunto.

Até 2008, por 28 anos, o Terabyte (1 trilhão de bytes = mil Gigabytes) era suficiente para descrever a ordem de grandeza de todos os dados disponíveis. Ai foi necessário criar-se o Petabyte (1 quatrilhão de bytes) que durou apenas 4 anos. Depois o Exabyte (quintilhão), 6 meses. Hoje já falamos em Zettabyte (sextilhão) e o Sistema Métrico mostra-se insuficiente para mensurar tamanho de dados em breve após o Yottabyte. McAfee brinca que depois falaremos em Hellabyte, de hell of a lot of bytes, algo como “bytes pra caramba”.

Ou seja, a quantidade e o tamanho dos dados cresce exponencialmente. Mas não é apenas o volume de dados que cresce, mas principalmente a velocidade e a variedade. O Google processa mais de 1 bilhão de buscas diariamente. Delas, 500mil conteúdos são visitados pela 1a vez. Percebemos que estamos cada vez menos estruturados para tratar e armazenar essa quantidade imensa de dados.

A 2ª questão dos Executivos é: 
‘E dai? Por que devemos nos importar com Big Data se nossa empresa não é de tecnologia?

O mundo não passa de um problema de Big Data, diz McAfee.
Mesmo não atuando na indústria de tecnologia, todas empresas e negócios podem ser buscados e analisados com base em dados digitais. A despeito dos dados de especialistas e consultores, consumidores usam mecanismos de buscas para pesquisar preços, produtos, resenhas e avaliações de outros consumidores. Muitas previsões podem ser otimizadas com Big Data. Ou seja, mesmo não atuando em tecnologia as empresas, cedo ou tarde, precisarão saber usar o Big Data.

Andrew McAfee esclarece que o Big Data pode ser útil em 3 áreas nos Negócios:
Previsões, Operações e Resolução de Problemas

A 3ª pergunta dos Executivos é ‘então onde estão os desafios do Big Data?

Hippos vs Geeks
O maior desafio são os Hippos: "Opinião da Pessoa mais bem Paga" (Highest Paid Person's Opinion). Em toda indústria tende-se a respeitar qualquer opinião ou pitaco só porque o cara é ou foi ‘fera’. A pessoa é o CEO da empresa ou destaque na indústria e ai qualquer parecer ou opinião dele vira regra ou mantra. O Big Data pode (e vai!) desmentir qualquer parecer de um Hippo com base em dados estatísticos analíticos reais. Obviamente excelente oportunidade para empresas estudarem e adotarem a análise de Big Data. E para isso são necessários os Geeks: antigamente conhecidos como Nerds, mas que com a internet e o mundo digital passaram a ter um termo mais updated. :)

Geeks buscam respostas nos dados. Hippos buscam suporte nos dados às suas próprias respostas prévias. Já existem Geeks prevendo com mais precisão, se determinada safra de vinho vai ser boa ou não: dado que o solo em Bordeaux não muda, a qualidade de um vinho já pode ser prevista baseada nos dados climáticos de um dado ano. Basta saber analisar esse Big Data.
Se as previsões dos Geeks são mais precisas, por que ainda ouvimos os Hippos?
Porque os Hippos (experts de mercado) são necessários para contribuir para saber qual a Pergunta certa a se fazer para os Geeks (experts de sistemas e dados) analisarem e trazerem a resposta.

Ou seja, empresas de sucesso no futuro precisarão ter ambos: Hippos e Geeks.
Hoje no máximo tem alguns Hippos, faltam Geeks.

O futuro do processo de Decisão:
Hoje: poucos dados, dominados por poucos Hippos.
Amanhã: muitos dados, analisados por muitos Geeks.

Outra tendência que ‘corre’ em paralelo é a Internet das Coisas (Internet of Everything, IoE) que também colabora para criação de imensa quantidade de dados. A IoE alimenta o Big Data. Ambos conceitos andam juntos.

E você? Preparado para o Big Data?
E sua empresa? Quando vai se conectar com a Internet das Coisas e a análise de Big Data?

Confira a cobertura das demais palestras da ExpoManagement aqui.

< / >
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)