Yes we Care!

   

-'Yes, we can'?

O poder sobe à cabeça. Sempre! Cedo ou tarde, mas sobe. Sempre.

Muitas são as Empresas ou Organizações que, entorpecidas pelo sucesso, liderança ou resultados positivos consecutivos, acabam se esquecendo de como chegaram "lá".

Ninguém nasce grande. Todos os grandes começaram pequenos e cresceram. Portanto muito antes de serem poderosos e terem sucesso, todos foram pequenos, sem poder, sem sucesso e humildes. Batalharam muito, aprenderam, esforçaram-se, fizeram de tudo para agradar. 

Importaram-se!

Importaram-se com os Concorrentes, respeitando seus esforços para competir, seus produtos e serviços quando melhores que os seus próprios.
Importaram-se com os clientes, com suas demandas, especificações, condições e idiossincrasias.
Importaram-se com os Consumidores, com suas necessidades e gostos, seus hábitos de compra e comparação, seus hábitos de uso e descarte.
Importaram-se com o Governo, com suas regras, suas leis e intermináveis impostos.
Importaram-se com as ameaças de Mercado, sempre à espreita na esquina, prontas a mudar o mercado, virando-o de cabeça para baixo.
Importaram-se com os próprios Colaboradores (que é o nome moderno dos empregados) e sócios, com suas parcelas de esforço e devidas recompensas, com suas carreiras e necessidades de descanso e desenvolvimento.
Importaram-se com os Fornecedores, para garantir a qualidade e a entrega... com o crédito para não estourar!

Se chegaram ao topo é porque se importaram com tudo isso... às vezes até com mais coisa (que certamente me esqueci de citar).

Pois é. Depois que chegam ao topo, parece que bate o vento da amnésia: esquecem-se de tudo isso. Incorporam uma nova entidade: soberana e autossuficiente. Que não precisa importar-se com nada do que falamos. Que só enxerga o futuro, mas que se esquece do que aprendeu e praticou no passado. Ela tem o Poder! O famoso 'yes, we can'.

Pois não é o 'yes, we can' que as leva (levou) ao topo. Muita ingenuidade achar que temos poder de fazer qualquer coisa sozinhos. Ainda mais no mundo dos negócios. Sim, o 'yes, we Care' é que leva a qualquer posição de liderança.
É justamente no cume, o lugar para se importar, e muito. Cada vez mais, pois do alto, só há um caminho: para baixo.

Importe-se!

Apenas isso. Importe-se. O resto vem.

< / >.
   

4 comentários:

  1. Ótimo texto. Realmente chegar à liderança não é fácil, mas manter-se lá é ainda mais difícil e requer maior atenção. Tal como numa corrida de carros, enquanto a empresa está no "pelotão intermediário" ela acompanha os líderes : quando eles freiam ela freia, quando aceleram, ela acelera. Mas se tornar líder é ela que passa a ser o ponto focal... mais do que isto, passa a ser o competidor a ser alcançado e superado. Neste momento deve-se dar atenção especial ao capital humano, sem o qual a empresa não teria chegado até lá, em especial porque se a empresa passa a ser admirada pela sua posição de liderança, seus funcionários automaticamente passarão a ser mais valorizados e desejados no mercado... Vale a regra de ouro dos escoteiros : "Sempre alerta !".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, muito obrigado Dr pelo comentário. :)
      De fato, assumir a liderança requer correr sob o stress constante de olhar para frente e conduzir o pelotão, mas tbem outro olho no retrovisor.
      Sem a menor sombra de dúvida, a atenção ao capital Humano é o fundamental.
      Grato mais uma vez. Forte abraço! :)

      Excluir
  2. Muito bom André!

    Tenho visto tantas pessoas que se auto intitulam líderes que no fundo estão mais para egocêntricos manipuladores.


    Concordo plenamente quando você diz que somos ingênuos ao pensar que conseguimos as coisas sozinhos... Tremenda falácia. Receber elogios faz bem ao ego, mas trabalho em equipe é tudo.

    Abraços,

    Priscila

    Ps1: Votei no seu blog no TopBlog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato PRISCILA,
      pelos comentários e pelos Votos!
      Super obrigado.

      Sem a menor sombra de dúvida, o Trabalho em Equipe é essencial.
      Forte abraço.
      E mais uma vez, obrigado.
      :)

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)