O Poder da Permanência - Michael Cusumano

   
Título: Staying Power
Autor: Michael Cusumano
Editora: Oxford Press
Ano: 2010
Páginas: 392
ISBN/EAN: 9-780199-657780




Ainda sem versão em português no Brasil (janeiro/13), Staying Power (algo como 'Poder da Permanência') é um interessante livro do professor do MIT Sloan, Michael Cusumano

O subtítulo "6 princípios duradouros para Gestão de Estratégia e Inovação em um mundo incerto", explica bem o desafio do assunto.



Segundo Michael Cusumano, as empresas que atualmente estão conseguindo manter-se competitivas a despeito das incessantes mudanças, estão adotando 6 princípios de mudanças de foco:

1. de Produto para Plataformas
Produtos podem ser rapidamente imitados. Já uma plataforma, além de permitir uma constante renovação de portfolio, é bem mais difícil de ser copiada. E mais ainda, permite variar e diversificar se a estratégia demandar. Um bom exemplo disso são os Smartphones no mercado de celulares com seus sistemas operacionais e o ecossistema de aplicações associados. Outro exemplo é a plataforma do Amazon e as plataformas da indústria automobilística que reaproveita com muita eficiência peças e conjuntos de peças na produção de diferentes modelos de automóveis.

2. de Produto para Produto + Serviços
Da mesma forma, a associação de produtos a serviços permite não só a extensão de ciclo de vida de certos produtos, como também sua "descomoditização". Bons exemplos são os serviços de financiamentos que as montadoras de autos vem oferecendo para seus clientes. Igualmente acontece com os subsídios das operadoras de telefonia celular.

3. de Estratégia para Capacidades
Muito além de simples estratégias, as empresas tomam mais e mais ciência que algumas capacidades diferenciadoras precisam ser adquiridas e desenvolvidas.

4. de Empurrar Produtos para Puxar Produtos
O tempo de se "empurrar" produtos para o canal está dando lugar à demanda criada na ponta, que "puxa" os volumes. Para isso, evidentemente, os sistemas de suprimentos precisam estar muito bem integrados para respostas rápidas.

5. de Escala para Escopo
A preocupação com a eficiência de produção com foco na economia de escala, está cada vez mais dando lugar à economia de escopo. Ou seja, independentemente do volume em si, quando um escopo pode ser reproduzido em outros mercados ou com outro conjunto de  produtos, a eficiência e lucratividade são mantidas.

6. de Eficiência para Flexibilidade 
As áreas de desenvolvimento de produtos, operações, produção e estratégia adaptam-se cada vez mais à Flexibilidade, desprendendo-se da eficiência engessada.

Interessantes conceitos.

Saiba mais sobre o Autor, em seu site oficial (inglês).

:)
< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)