ExpoManagement: Cultura de Inovação - Ken Robinson

    
(foto: HSM)

Sir Ken Robinson falou na ExpoManagement 2012 sobre como Liderar uma Cultura de Inovação. 

Ele começou fazendo um jabá de seu livro "Libertando o Poder Criativo" (2001) usando o bom humor britânico (british wit), citando que recentemente ao revisar seu livro original para que fosse feita uma tradução para uma outra língua ele se deu conta que o livro estava muito desatualizado, então resolveu reescrevê-lo, ampliando exemplos, casos e abordagens. Ou seja, mesmo quem já leu o original, ele sugere comprar uma nova edição (2011). Gozador, ainda mais que a edição 2011 no Brasil sai pela editora da HSM, organizadora do ExpoManagement. 


O conceito central de Robinson é que todos nascemos igualmente criativos.

No entanto, em nossa educação e experiências de vida, essa criatividade encontra ou não oportunidade de aflorar e ainda mais, ser aproveitada. As pessoas tem talentos excepcionais em sua maioria desconhecidos.  A diversidade de talento é a maior característica humana. Tentamos minimizá-la com nossa educação niveladora. Infelizmente a Sociedade Pós-industrial afetou o modelo educacional de uma forma que quase matou a criatividade natural de cada um. A Industria necessitava (necessita!?) de operários-padrão, autômatos executores padrão, que não precisam criar nada, apenas executar com perfeição algo já criado, planejado por outros. Portanto as escolas se adaptaram a esse paradigma de formar alunos-padrão, repetidores de textos e operações, em que o objetivo máximo é chegar a uma nota média, de performance mínima, independentemente de qual sua real vocação criativa natural.

Pois bem, o problema é que o mundo já mudou. O nível de tecnologia já faz com que esses movimentos padrão da industria sejam possíveis de serem executados por não-humanos. E pior, a competitividade e necessidade de inovação, exige justamente o tipo de ser humano que a Sociedade Pós-industrial quase matou: o homem criativo.

Interessante que Robinson ressalta que todos os problemas atuais da humanidade são consequências de soluções para outros problemas que a humanidade tentou resolver.

Lembremos que todos nascemos criativos. Apenas precisamos achar o caminho para exercitar e externar essa criatividade. E a oportunidade está de novo aí. A Sociedade Pós-informação busca exatamente soluções de profissionais capazes de ser criativos.

Hoje sabemos que nossos sentidos são 9 e não apenas 5 como por muito tempo se pensou:
Visão, Audição, Tato, Olfato e Paladar
+
Equilíbrio, Medo, Orientação (localização) e Imaginação

As crianças acreditam e confiam em sua imaginação. Os adultos aprenderam a perder isso com a educação. Todos temos uma enorme capacidade criativa. Nem todos a desenvolveram.

Para inovar, as Empresas precisam sistematicamente semear uma cultura de criatividade. Não deve haver "departamentos" de criação, a criatividade deve ser disseminada como um Valor nas empresas. Criatividade não é limitada às Artes.

As ideias sobre Criatividade de Ken Robinson tem muita aderência com os conceitos de Dan Pink sobre Motivação Intrínseca e de Gary Hamel sobre novos paradigmas de Administração.

Acompanhe a cobertura das demais palestras da ExpoManagement 2012 aqui.
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