ExpoManagement: O Poder das Conexões - Alexandre Hohagen

    
(foto: HSM)

O brasileiro Alexandre Hohagen, presidente do Facebook para América Latina, falou da "Evolução da Internet e o Poder das Conexões" no ExpoManagement 2012.

Segundo Hohagen, a história da Internet pode ser dividida em 3 fases:
1) Era dos Portais
2) Era dos Buscadores
3) Era das Redes Sociais (atual)

As conexões evoluíram, respectivamente, de Dados-dados --> Pessoas-dados --> Pessoas-pessoas.

A eficiência computacional também evoluiu dos Main frames --> PC --> Smartphones & Tablets. TI agora, de fato, virou pessoal e portável.

Ele nos lembra que a Internet deixou de ser a "Rede mundial de Computadores" para ser, finalmente, a "Rede mundial de Pessoas", conectadas por diversos tipos de equipamentos.

A Internet deixou de ser fim, para ser meio, com o foco no essencial: Pessoas Reais no centro de tudo. Porque na Internet, as pessoas são reais, não apenas perfis.

Alexandre enumerou as quatro principais necessidades do ser humano conectado:
1. Informação
2. Entretenimento
3. Comunicação
4. Socialização

E portanto, é papel da Internet proporcionar plataformas que permitam isso às pessoas. E se é nessas plataformas que estão as pessoas, é nelas também que as Empresas precisam estar. As plataformas sociais são o novo "Mercado" onde as Pessoas Reais se encontram.

Acreditemos ou não, queiramos ou não, as pessoas estão se conectando e compartilhando online. A sabedoria de massa migrou para a sabedoria dos amigos, de quem conhecemos. O papel do consumidor frente ao marketing online, passou de Impressão para Expressão.

Hohagen descreveu diversos casos brasileiros de empresas que souberam conectar-se a seus consumidores através do Facebook, fazendo dele sua plataforma de marketing principal para determinadas ações ou complementando outras ações. Muito enriquecedor saber da criatividade e retornos obtidos por empresas nessa plataforma aqui em nosso País. Apenas para informação, hoje são mais de 52 milhões de brasileiros no Facebook, cerca de 5% do total mundial.

E você e sua empresa? Já se relacionam com seus clientes via Redes Sociais?
E está esperando o que, mesmo? :)

Saiba mais sobre o palestrante, obviamente no Facebook.

Acompanhe a cobertura das demais palestras da ExpoManagement 2012 aqui.
:)
< / >.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)