ExpoManagement: Estratégias Sustentáveis - Stuart Hart

   
(foto: HSM)

O prof. Stuart Hart da Cornell University, abriu o segundo dia de ExpoManagement 2012 falando de "Estratégias Sustentáveis para Inovação, Crescimento e Lucratividade".

Interessante que o tema Sustentabilidade vem evoluindo bastante nos últimos anos. Isso se reflete patentemente nas edições anteriores do ExpoManagement. Seja pela abordagem através do Tripple Bottom Line amplamente explicada por John Elkington, seja pelo foco da Vantagem Competitiva de Peter Senge, dois conceitos sem dúvida vinculados.

Além de Stuart Hart, abordaram o tema nesse ano, Fred Gelli, com um ponto de visão de Marca Sustentável e Michael Porter defendendo a Criação Compartilhada de Valor.

O mais importante e valioso é que já passamos da fase "Apocalíptica" alarmista e conscientizadora, estamos passando agora pela fase do Greenwashing, onde a maioria das empresas acaba adotando medidas cosméticas de sustentabilidade, proposital ou inocentemente, achando que apenas economizando energia elétrica, usando papel e outros recursos recicláveis e emitindo relatórios verdes dentro do padrão já se tornam empresas ecologicamente responsáveis e sustentáveis. O tom da conversa já evoluiu para a inclusão dos temas social e ambiental no ciclo de criação de valor e modelo de negócio. Quando esse conceito ficar mais nítido e totalmente compreendido pela maioria das empresas, principalmente as pequenas e médias, teremos de fato a 'Revolução Necessária' de Peter Senge.

O prof. Hart começou sua explanação falando dos desafios da Sustentabilidade que estão mudando os horizontes da Estratégia Corporativa. Criticou a atuação dos Governos em eventos como a Rio+20, citando a Economist: 
"A Globalização é dirigida pelo Oeste e imposta ao Resto (do Mundo)". 
"Os próximos 20 anos serão bem diferentes dos últimos 20", concluiu.

Segundo Hart, as empresas precisam engajar a Base da Pirâmide na atividade econômica. Até hoje fizemos as 'Estratégias Verdes', agora devemos partir para as 'Estratégias Além-do-Verde'. As Verdes trazem melhorias, as Além-Verde trarão ruptura e crescimento. 
Hoje a maioria dos produtos verdes é mais cara que os não-verdes. Por vezes as soluções trouxeram problemas maiores que os que tentavam resolver. As Estratégias Verdes focaram em tecnologias, as Além focarão na Base da Pirâmide. A inovação virá justamente da Base da Pirâmide, defendeu Hart. Ou seja, o aspecto Social será a Alavanca para o lado Ambiental. 

Esse "Salto Verde" é a convergência das Tecnologias Limpas com o modelo de negócio na Base da Pirâmide.

A 'Inovação Reversa' é um bom exemplo como isso pode ocorrer. Porém as primeiras iniciativas com a Base da Pirâmide não deram certo, porque achavam que bastava Vender mais barato: 
Necessidade não é igual a Demanda.
Preço Acessível não significa Compra.

Temos o mal hábito de querer saber tudo antes de tentar. Atender a Base da Pirâmide requer querer aprender e estar aberto à CocriaçãoHoje sabemos que o foco deve ser outro: não vender, e sim incluir economicamente. Como foi o caso do GrameenBank ,  GrameenPhone e as geladeiras populares ChotuKool na Índia.

Stuart Hart ficou conhecido ao escrever junto com C.K.Prahalad o artigo que deu origem ao famoso livro "A Riqueza na Base da Pirâmide".
Saiba mais sobre o palestrante no site dele.


Acompanhe a cobertura das demais palestras da ExpoManagement 2012 aqui.
:)
< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)