Patton - João Fábio Bertonha

Título: Patton - O Herói Polêmico da Segunda Guerra
Autor: João Fábio Bertonha
Editora: Contexto
Ano: 2011
Páginas: 141
ISBN/EAN: 9-788572-446495


Uma excelente biografia de um dos maiores mitos da II Guerra: herói? vilão? narciso? gênio? oportunista? líder destemido? carreirista? estrategista visionário?
Difícil chegar a uma analise unânime quando o tema é o General americano George S. Patton Jr., um dos personagens mais polêmicos da Segunda Guerra.

O livro de João Bertonha aborda todas as fases da vida do Gen. Patton desde suas origens familiares e a estréia da Primeira Guerra até sua morte em um acidente bobo após a Segunda Guerra.

Interessante sua análise sobre sua real contribuição para as vitórias americanas no teatro de operações europeu, levantando prós e contras. Sem dúvida agrega muita informação e analise para quem quer saber um pouco a mais sobre a história desse ícone da Segunda Guerra.

Leitura super fácil e agradável, mas densa em conteúdo.
Recomendo para os amantes de história militar.

Agora se você se interessa mais sobre Estratégia, o Gen. Patton é abordado também em um excelente livro - O Estalo de Napoleão, de William Duggan - que ilustra diversos casos, militares e não, de estrategistas e estratégias não-convencionais, baseados em 'golpes de vista'. Vale conferir.

:)
</>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)