Enciclopédia da Nuvem - Luli Radfahrer


Título: Enciclopédia da Nuvem
Autor: Luli Radfahrer
Editora: Elsevier-Campus
Ano: 2012
Páginas: 224
ISBN/EAN: 9-788535-248227
Avaliação < / >. :
 «««««


A tal "Cloud Computing" ou Computação em Nuvem anda muito em moda atualmente.


De repente abre-se "um mundo" de opções de uso de recursos de computação hospedados na "nuvem", na internet, ao invés de baseados no próprio hardware, na máquina do usuário.


Luli Radfahrer, professor e estudioso não apenas do assunto em si, mas de Comunicação Digital como um todo, teve a excelente ideia de compilar não apenas o conhecimento e informações sobre o assunto mas, acima de tudo, catalogar e organizar o que já se tem de ferramentas de Computação em Nuvem em um livro para consultas muito bom. 


Enciclopédia da Nuvem - "nem Wikipedia nem Britannica" - como define o próprio autor, ajuda aos mais leigos e principiantes a entender e buscar ferramentas na nuvem. Também para os mais experts, a publicação se presta a organizar a consulta por essas ferramentas. Até onde me consta, a obra é única nesse escopo. Luli explica tratar-se de um livro de Negócios, não um livro Técnico sobre o assunto.


O catálogo está muito bem organizado, dividindo as ferramentas em 10 áreas ou "Situações", conforme diz o autor, em que as ferramentas podem ser utilizadas, multiplicadas por 10 "Soluções" de uso o que resulta em "100 ideias".


As 10 Situações:
Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Empreendedorismo, Carreira e Iniciativa - Educação Continuada - Formação de Equipes e Gestão de Projetos - Fluxo de Trabalho e Administração de Tempo - Estratégia e Inteligência Competitiva - Comunicação Empresarial e Proposta de Valor - Criatividade, Inovação e Tendências - Marketing, CRM e Contato com o Consumidor - Branding, Publicidade e Promoção


As 10 Soluções:
Blogs, Curadoria, Expressão e Independência - Micromídia, Twitter e Impulso - Redes Sociais, Grupos e Comunidades - Fóruns, Wikis, Reputação e Empowerment - Mobilidade, Localização e Identificação - Nomadismo e Compartilhamento - Colaboração, Competição e Jogos - Design, Identidade e Acessibilidade - Narrativas Transmídia e Geração de Valor - Privacidade, Sigilo e Subversão


Para cada uma das 100 ideias, o autor apresenta 3 ou 4 ferramentas explicando-as, descrevendo recomendações e cuidados além de citar alguns casos de sucesso de seu uso e sugestões. Além disso, cada ferramenta é classificada quanto a custo (desde gratuito até outros 5 níveis de preço) e facilidade de uso (do "simples" ao "para experts").


Por exemplo, combinando Desenvolvimento Pessoal e Profissional com Mobilidade, Localização e Identificação ele apresenta as ferramentas: Skype, Campfire e GoogleTalk. Fornece algumas recomendações e cuidados, além de citar os casos de sucesso da Rip Curl, Nikon e KLM que usaram essas ferramentas.


Super fácil, rápido e direto.


Enfim. Para quem quer saber QUAIS ferramentas de Computação na Nuvem pode usar, e PARA QUE usá-las, Enciclopédia da Nuvem de Luli Radfahrer é a pedida. Resolve. Altamente recomendado!


Saiba mais no site do Livro e do Autor, ou pelo twitter.


:)
< / >.



2 comentários:

  1. Interessante, realmente esse conceito de cloud tem crescido muito ultimamente e esse livro deve ser bastante esclarecedor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, P.O. Recomendo. Ótimo para consultar toda hora.
      Abraço.
      :)
      < / >.

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)