10 Mentiras que os Líderes contam a si mesmos

Dan Rockwell autor do blog Leadership Freak, que trata de Liderança, publicou essa semana um assunto interessante: "As 10 Mentiras que os Líderes contam a si mesmos"

Segundo o Autor, os Líderes se iludem constantemente com as seguintes suposições sobre si mesmos:

1. As Pessoas adoram quando eu corrijo o trabalho delas.
2. Consigo me auto-avaliar com precisão.
3. Sei bem o que as pessoas acham de mim.
4. Esconder minhas fraquezas funciona.
5. Não tenho problemas com arrogância (i.e. não sou arrogante).
6. Sou um grande Ouvinte.
7. Dividir meus sentimentos me faz parecer fraco.
8. A palavra conduz. Se "eles" não entendem de primeira, digo novamente mais alto e mais prolongadamente.
9. As Pessoas que me elogiam, gostam de mim.
10. Se eu dei meu "último gás", eles também deram.

E você? Vai dizer que nunca te passaram esses pensamentos, liderando um time?
Concorda com essas premissas?
Na verdade, Dan Rockwell está reunindo material sobre esse tema para um próximo livro.
Se você tem algo a contribuir nessa "lista", veja como, na íntegra do post/blog (inglês):

Conheça mais sobre o Leadership Freak.

< / >. 

2 comentários:

  1. Na verdade eu diria que esse tipo "líder" não se ilude mas, ilude aos outros. Portanto, a maioria dos que assim se intitulam não passam de farsantes caricatos. Ler um ou dois livros não os credenciam, de forma alguma, ao posto de "novo" Júlio César ou Napoleão.
    Mas, confesso que me divirto, e muito, com esses tipos que povoam as empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Mas muitas vezes profissionais são colocados em posição de Chefe e, não tendo sido preparados de antemão, se deslumbram com a situação e aparentemente se esquecem muito rápido de quando não chefiavam ninguém e sim, eram chefiados.

      A psicologia da Liderança é um tema bem complexo e mal compreendido na maioria das vezes. Quem não sabe de um caso típico do "excelente vendedor" que, promovido a Gerente, "se dá mal"?

      O maior problema é que as Empresas e Organizações em geral não tem muito tempo para esperar a teoria explicar as coisas pois precisam de resultados na prática, e a curto prazo, mesmo que tenha de assumir riscos. Depois se não der certo "a gente demite o cara e procura outro" melhor qualificado, sem se dar conta que pode ter estragado a carreira de um bom profissional na função anterior à promoção à Chefia.

      Ai o processo quase aleatório de se ter um Chefe "preparado" de fato acaba sendo a tônica. Por isso aparecem as "aberrações".

      Algumas empresas como a GE, perceberam isso faz um tempo, e abraçaram a causa da Liderança como um fator-chave para seu sucesso. Muito mais que uma empresa inovadora em produtos (que é), a GE virou celeiro de líderes. Apenas para citar um caso concreto.

      Enfim. $uce$$o. E grato pelo comentário.
      :)
      < / >.

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)