3 Regras Especiais de Excelência


Muitas são as definições de Excelência. Muitos são também os livros e metodologias que tratam do assunto.
Receitas de Excelência então... incontáveis! O assunto chega a ser chato...

Recentemente, no livro Motivação 3.0 de Daniel Pink, encontrei um capítulo interessante que fala da Excelência, da sua importância, junto com Autonomia e Propósito, para a Motivação Intrínseca.

Antigamente a motivação requeria Conformidade com os padrões, a nova Motivação 3.0 por sua vez requer Empenho, que pode produzir a Excelência, ou seja, "tornar-se melhor em algo relevante".

A Excelência, segundo Daniel Pink, segue 3 regras especiais:

.Excelência é um Estado Mental - requer nossa aptidão para reconhecermos que nossas capacidades são finitas, mas passíveis de melhoria.

.Excelência é Dolorosa - exige muita prática, esforço, treino e determinação.

.Excelência é Assíntota - é impossível alcançá-la. Passamos sempre perto, mas nunca a alcançamos. Isso é ao mesmo tempo sedutor e frustrante.

Portanto quem tem Autonomia no que faz, tem um Propósito no que faz e ainda por cima, tem oportunidade de encontrar Excelência no que faz, encontra motivação própria (intrínseca) para ser Feliz e portanto colher algum sucesso.


:)
< / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)