Inovação Reversa & "Glocalização"

Em nosso mundo tão acelerado, muito se fala de Inovação. Seja inovação em produtos ou serviços, inovação em modelos de negócios e agora também inovação em Gestão propriamente dita.

Um conceito que vem ganhando voz mais recentemente, e agora foi tema de discussão no Forum Econômico Mundial de 2011 em Davos, é a Inovação Reversa. O assunto ganha importância na medida em que põe em foco os Países Emergentes, "palco principal" desse tipo de inovação.

Mas afinal, o que é essa tal Inovação Reversa ?


O prof. Vijay Govindarajan, renomado estudioso e consultor corporativo de Inovação, que participou de um painel no Forum Mundial sobre esse assuntonos define muito bem em seu blog


Abaixo temos uma tradução / resumo:

Em poucas palavras, Inovação Reversa é a inovação desenvolvida nos Países Emergentes e exportada aos Desenvolvidos. Uma espécie de "reversão" na noção trivial de inovação, que normalmente faz o caminho contrário, dos Desenvolvidos para os Emergentes. São os Emergentes exportando solução para os Desenvolvidos, para o mundo.

O quadro abaixo (sorry só tenho em inglês...), explica bem como isso evolui.




São 4 fases:

1. Globalização - produtos de Países Desenvolvidos são "defeatured" - redesenhados tirando recursos e cortanto custos - para serem competitivos nos mercados Emergentes.

2. "Glocalização" - esses mesmos produtos globais passam a ser produzidos localmente nos Países Emergentes para consumo nos próprios.

3. Inovação Local - Países Emergentes desenvolvem seus próprios produtos inovadores para consumo local.

4. Inovação Reversa - esses mesmos produtos inovadores locais de Países Emergentes passam a ser exportados, adaptados ou melhorados, para os Países Desenvolvidos, para o mundo todo.


O que vale para Produtos, evidentemente pode vale para Serviços ou Modelos de Negócios.

Até recentemente, apenas a "Glocalização" era coisa freqüente dentro do processo de Globalização. Agora, alguns Países Emergentes - China, Índia e Brasil principalmente - estão "revertendo" o fluxo de Inovação, desenvolvendo Inovação para problemas locais e até exportando solução para o resto do mundo.

Sem dúvida, muita oportunidade de crescimento para quem investe nesses Países.

Veja também a palestra de Vijay Govindarajan no ExpoManagement 2010.

J < / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)