As Frases que os Gerentes detestam dizer


Qual foi a última vez que você disse uma das seguintes frases para algum Subordinado seu ?

"Não sei."
"Eu estava errado."
"Lamento."
"Você pode me ajudar?"
"O que você acha?"
"O que você faria?"
"Você poderia me explicar isso? Não tenho certeza se entendi."

A HBR - Harward Business Review - publicou em seu blog nessa semana, uma matéria que fala das dificuldades que Gerentes têm em demonstrar suas vulnerabilidades, que em última instância, afetam um conceito cada vez mais valorizado não somente nos Profissionais, mas também nas Empresas: a Transparência.

Em épocas de Marketing 3.0, Motivação 3.0 e Sustentabilidade, foi-se o conceito dos Chefes Infalíveis, os "Sabe-tudo", os "Chefes-resposta". Como diz Jim Collins, a "Liderança cada vez mais se exerce em fazer as Perguntas Certas que em dar as  Respostas Certas". Vivemos a era do "Líder-pergunta", não mais do "Chefe-resposta". Evidentemente que falamos do líder "pergunta-certa", não do líder "pergunta-sempre". Sutil diferença.

É compreensível e natural termos dificuldade em admitir erros. Afinal "errar é humano, mas admitir o erro não é". (Leia mais em 'Sucesso & Fracasso')
No entanto, cada vez mais a transparência dos gestores, o seu comportamento mais humano e portanto sujeito a falhas, tem se mostrado essencial no exercício da liderança. Os subordinados cada vez acreditam menos nos Gerentes Infalíveis e tendem a seguir mais os gerentes que falham, mas admitem as próprias falhas e buscam a correção e a solução, por identificarem-se com eles, por entendê-los também como humanos. 

Segundo a matéria do HBR, a incapacidade em reconhecer seus próprios erros e admiti-los abertamente, a curto prazo faz dos gerentes, profissionais menos eficazes. Seja porque perdem a oportunidade de aprender o que tentam esconder ignorar ou fingem saber, seja porque, cedo ou tarde, vão ter de lidar com a situação de liderar pessoas que sabem mais.
Mas a principal razão para se admitir erros ou ignorâncias, é o "voto de confiança" que se ganha do time ao nos mostrarmos "reais", humanos, nús, sujeitos a falhas. 

Resumindo:
Errar é transparente. Errar é eficaz.

Veja a matéria na íntegra (em inglês).

E ai? Entendeu? Não vai fingir que sim, né?

:)

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3 comentários:

  1. Este enigma eh show de bola! Lembrei dos tempos de facu. Abraco amigo - Direto de Maputo

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  2. Boa colocação. É preciso ser transparente para transmitir confiança para os liderados. Fundamental.

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  3. Sem dúvida, ANDREI.
    Grato pelo comentário.
    Sucesso!
    :)
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