Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Stephen Covey





Título: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Autor: Stephen Covey
Tradução de: The 7 Habits of Highly Effective People
Editora: Franklin Covey
Ano: 2009
Páginas: 77
ISBN/EAN: 9-788576-843436
Avaliação < / >. : 
«««


Antes de mais nada, cabe esclarecer que refiro-me à "Miniedição" do livro (77 pg. 2009).


Trata-se de um bom livro que, acabou malinterpretado ou mesmo injustiçado de certa forma, devido ao título lhe conferir um ar muito de auto-ajuda. Depois que recebeu versões complementares - "Os 7 Hábitos na Prática", "7 Hábitos para Adolecentes", "O 8o. Hábito", ai mesmo que a "fama deitou na cama"...


Enfim. Depois de ler críticas contra e a favor e ao descobrir a versão de bolso, me senti tentado a lê-lo. Afinal são parcas 77 páginas  - minutos! de leitura - perto das 444 originais.

Os tais 7 Hábitos são:



  • 1: Ser Proativo;
  • 2: Começar com o Objetivo em Mente;
  • 3: Primeiro o Mais Importante;
  • 4: Pensar no "Ganha-Ganha" ("Win-win");
  • 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido;
  • 6: Criar Sinergia;
  • 7: Afinar o Instrumento.


Até pela data da primeira edição não ser tão nova assim (1989), os 7 Hábitos de alguma forma já foram explorados por outros autores, outras publicações, seminários, etc. Gente que certamente leu ou assistiu Covey.

Resumindo, o conteúdo em si é bom, mas talvez não sejam conceitos hoje novos.
De qualquer forma está listado entre "Os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos" de Todd Sattersten e Jack Covert (2009), portanto "influente" o livro certamente é.
De repente a melhor forma de lê-lo é fazer como fiz: ler a miniedição. Ou mesmo somente conferir as diversas resenhas na net e poupar tempo para "afinar seu instrumento".

< / >.


2 comentários:

  1. Caro colega, o livro não é desatualizado. Muito pelo contrário. É o único livro que aparece duas vezes na série 50 Classic Series. É realmente muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Grato LEONARDO, pelo comentário.
    De fato não se trata de um livro desatualizado ou que não seja influente como pensamento, ou mesmo que não seja um livro de sucesso.
    O que procurei colocar na resenha foi que, ao meno para mim, não trouxe coisa nova, não adicionou conhecimento. Por isso não o recomendaria. Mas longe de ser um livro de conteúdo ruim, pelo contrário. Ok?
    Mais uma vez, grato por dividir sua percepção conosco. Sempre bem-vindo!
    Abraço e sucesso!
    :)
    < / >.

    ResponderExcluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)