ExpoManagement: Triple Bottom Line - John Elkington




O Decano da Sustentabilidade Corporativa, John Elkington falou no ExpoManagement 2010, do conceito por ele cunhado, Triple Bottom Line - o Triplo Resultado dos 3 Ps: Lucro (Profit), Planeta e Pessoas, e das dificuldades da Sustentabilidade "sair do papel" e virar realidade na Estratégia e Execução das Empresas.

A questão central para os CEOs é:
Eles são cobrados em resultados Financeiros de curto prazo e os resultados de Sustentabilidade (para as Pessoas e para o Planeta) só vém no médio e longo prazos.
Além disso o "ciclo de vida" dos CEOs está cada vez mais curto, portanto a prioridade de "agenda" acaba ficando mais focada nos resultados de curto prazo, ou seja Lucro.

Alguns pontos interessantes da palestra:
Os rankings de sustentabilidade do mercado são importantes mas precisam ser revistos, muitos parâmetros estão desatualizados e algumas empresas bem colocadas, na prática deixam a desejar.

Entre os países do BRICS (com "S" porque agora inclui a África do Sul. Quem disse que Copa do Mundo era ruim pro País? ), o Brasil é referência em Relatórios de Sustentabilidade e tem empresas mais bem colocadas em muitos rankings, liderando inclusive em várias categorias/quesitos.

Em uma matriz de Urgência x Empenho das empresas, entre os assuntos de Alta urgência, apenas "Mudança Climática" e "Responsabilidade Corporativa" estão encabeçando o empenho das empresas. Tópicos como "Escassez de Água Limpa", "Pobreza", "Segurança Alimentar" e "Biodiversidade" não tem atenção prioritária das empresas.Talvez porque "Responsabilidade Corporativa" tenha mais visibilidade e "Mudança Climática" não dependa somente das empresas. Aliás, em Superfreakonomics, Levitt & Dubner chegam à conclusão que o aquecimento global é um processo independente da ação humana que no máximo a tem acelerado. Um pouco. Mas isso é observação minha, não vamos polemizar.... agora não. :)

Elkington conclui que em curto a médio prazos, as Empresas terão duas opções quanto à Sustentabilidade: aplicar o Triple Bottom Line ou justificar publicamente o porquê não.

Uma conclusão minha, é que Sustentabilidade é igual largar de beber ou de fumar: CONSCIÊNCIA de ter de fazê-lo todos tem. Mas AÇÃO já são "outros 500".

Veja os detalhes no portal da HSM:

.Os executivos sabem qual compromisso estão assumindo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)