Segmentação de Colaboradores

Segmentação de Mercados e Consumidores, Ok, todo mundo conhece ou já ouviu falar. É ferramenta básica de qualquer Estratégia de Produto ou Comunicação e Marketing.

Agora Segmentação de COLABORADORES!? Já ouviu falar nisso?




Pois bem. Um estudo da McKinsey estabeleceu 4 tipos de Colaboradores, baseados em seus estilos de trabalhar:

. "Siga um Vencedor" - busca acima de tudo crescimento e realização. Um salário mais alto não é suficiente para atraí-lo. Precisa de coaching, porque está na empresa ou naquela determinada função principalmente para aprender e crescer. Um exemplo típico é um recém-formado que não dependa ou pouco dependa de seu salário para prover seu sustento. Está disposto a concessões financeiras em troca de oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.

. "Grande Risco, Grande Recompensa" - "quer pagar quanto?" Busca acima de tudo, recompensas, sobretudo as financeiras. Um pouco mais maduro na carreira, talvez já não se empolgue tanto com desafios de aprendizado e sim com possibilidades de ganhos maiores. Normalmente são ou estão muito dependentes de seu salário para sustentar a si e sua família. Recém-pais são um exemplo típico. A "grana precisa entrar", pois as despesas estão acontecendo.

. "Estilo de Vida" - buscam flexibilidade, de horário, de local de trabalho (home office), de atividades. Uma vez alcançadas as metas impostas pela corporação, recolhem o time de campo e vão para casa, se dedicarem ao Plano-B, à reforma da casa de campo, à especulação imobiliária, à docência. São mais maduros profissionalmente. Não estão em aperto financeiro, nem querem aprender mais, nem aparecer mais que o mínimo necessário.

. "Salve o Mundo" - buscam oportunidades de contribuir para uma missão maior. Não é o aprendizado e o crescimento pessoal nem um salário maior que o seduzem. Flexibilidade e tempo livre também não o motivam. Querem participar. Mas a empresa ou a função devem ser de utilidade social pública. Estão ali para fazer um bem à humanidade através da empresa e não ao contrário. Jovens ou maduros, são mais idealistas e normalmente questionadores.

Evidentemente, que podem existir pessoas que eventualmente estejam em zonas "limítrofes" entre 2 ou mais dos segmentos acima. E que estar em um determinado segmento, não significa ficar nele para sempre. Dependendo da fase de vida pessoal ou profissional que o colaborador esteja, ele pode mudar de segmento com o passar do tempo. Portanto ele não É de um determinado segmento, mas ESTÁ nele.

Cabe portanto às Empresas, estabelecer quais perfis / segmentos de colaboradores mais se adequam aos seus Valores corporativos e à Missão da Empresa. Uma vez determinado(s) o(s) segmento(s) ideiais, todo o processo de Seleção de Pessoal deve ser norteado a escolher pessoas que, além de habilitadas tecnicamente para as vagas, tenham comportamentos de acordo com os segmentos eleitos pela Empresa.

Portanto, não se surpreenda, se em uma futura entrevista de emprego, lhe fizerem perguntas como se fosse uma pesquisa de mercado ou produto. Tem alguem tentando identificar qual segmento você "pertence".

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Baseado em: Marketing 3.0 - Philip Kotler et al, cap.4 - Marketing dos Valores juntos aos Colaboradores

2 comentários:

  1. Legal, né?
    Nunca tinha pensado antes sobre colaboradores dentro de uma perspectiva de Segmentação.
    Gostei do conceito.
    valew. Abrax.
    :)
    < / >.

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