1822 - Laurentino Gomes

Título: 1822
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Páginas: 351
ISBN/EAN: 9-788520-924099


"Um País que tinha tudo para dar errado...
                                         ...e, no entanto, deu certo!"

A tão esperada e comentada continuação do best seller 1808 acabou saindo um livro até melhor que o antecessor. É claro que 1808 tinha um certo ineditismo e surpreendeu com sua abordagem "reportagem histórica", mas o enredo em si, em 1822 é mais interessante, ao menos para o leitor brasileiro. Não que não deva ser interessante para leitores do outro lado do Atlântico lusófono, mas o ensino de história do Brasil criou uma série de clichês e lendas acerca de nossa história que Laurentino ajuda a desmistificar e esmiuçar. Desde a história do famoso quadro "Grito do Ipiranga" de Pedro Américo, até o real papel da Maçonaria no processo de independência.


Interessante também é a história de D. Pedro I (ou melhor Pedro IV! como ficou conhecido em Portugal) na guerra contra seu irmão ao regressar à Europa após abdicar ao trono brasileiro.


Sem dúvida uma leitura interessante e viciante. Riqueza em detalhes. Curiosidades infinitas. Difícil parar entre capítulos. Prende muito a atenção.

O Autor já estaria debruçado sobre o próximo título que fecharia a "trilogia" - 1889. Mal podemos esperar para conferir!

Mais infos no site do Autor: http://www.laurentinogomes.com.br/home.php

< / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)