Será que TI é Tudo? - Nicholas Carr

Título: Será que TI é Tudo?
Autor: Nicholas Carr
Tradução de: Does IT Matter?
Editora: Gente
Ano: 2009
Páginas: 188
ISBN/EAN: 9-788573-126617


Um livro polêmico

Às vezes acontece com livros e filmes que, quando os Títulos são traduzidos, perdem um pouco do impacto do título original. E é o que ocorreu com 'Does IT matter'.
Traduzido, perdeu o impacto do trocadilho original do ' it ' pelo ' IT '.
Does it matter? = Isso importa?
Does IT matter? = TI (Tecnologia da Informação) importa?

Evidente que não é em absoluto culpa da Editora ou Tradutores. Simplesmente algumas brincadeiras fazem mais sentido em uma língua e em outras não.

Mas não é no título ou em sua tradução que o livro é polêmico.



Tudo começou quando Nicholas Carr escreveu um artigo para a Harvard Business Review intitulado: IT doesn´t matter ('TI não importa' ou 'Isso não importa') em 2003, época em que era Editor da revista. A repercussão, como era de se esperar, foi polêmica, o que o levou a escrever esse livro em 2004 já com os aprendizados e o refraseado aprendidos dos debates gerados pelo artigo para evitar as interpretações errôneas.

Carr argumenta que sim, TI tem importância, mas...

Soluções de TI não podem ser encarradas como o PRINCIPAL fator de diferenciação estratégica de uma Empresa. Primeiro porque podem ser facilmente copiados ou implementados pelos concorrentes.
Segundo que muitas soluções de TI podem ser proprietárias e portanto seu custo demasiado alto.
Terceiro, TI deve ser encarado como um investimento de infraestrutura, e portanto, nem sempre vale a pena pagar por ser o pioneiro. Em tempos de Lei de Moore, vale a pena às vezes esperar um pouco antes de investir em uma plataforma ou solução de TI.

Ser inovador em infraestrutura de TI nem sempre se revela um diferencial competitivo sustentável ou perene. Muitas soluções aparecem e desaparecem com a mesma velocidade que surgiram. Melhor é sempre acompanhar o que TI tem de novo, perceber quais plataformas e soluções ganham penetração - e portanto custo aceitável - e ai sim, investir para beneficiar-se dessa ferramenta/infraestrutura. TI precisa ser encarado como algo imprescindível, sem dúvida, mas não deve ser digerido, consumido, por impulso, apenas no afã de inovar.

Na verdade, Carr conclui que TI é ferramenta BÁSICA e não DIFERENCIADOR COMPETITIVO.

O livro é uma boa leitura para quem quer refletir sobre o real conceito de TI e entender como investir nessa infraestrutura.

O Autor seguiu esse veio e já lançou mais dois livros. Um continuando o assunto: The Big Switch (A Grande Mudança) em 2008, novamente fazendo trocadilho no título com termos de TI. E The Shallows, (Os Superficiais, tradução livre) recentemente lançado e ainda sem versão em Português (Set´10), que fala como a Internet age sobre o nosso pensar. 

Portanto - colaborando com a tradução do título -  TI é MUITO importante. Mas NÃO é tudo.

Saiba mais sobre o Autor no site dele: http://www.roughtype.com/
(em inglês)
< / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)