Xadrez x Go

Ocidente x Oriente: A Estratégia sob a ótica cultural.




Nada representa melhor o contraste de como as culturas Ocidental e Oriental encaram a Estratégia que a comparação de dois jogos: Xadrez e Go.
Ambos são jogos de tabuleiro para dois jogadores com objetivos e regras bem definidos e são muito antigos e populares dentro da respectiva cultura. Visualmente, os tabuleiros até que se assemelham, quadriculados. Mas as semelhanças terminam ai.

A começar pelas peças: no Xadrez cada jogador tem 16: 8 peões e 4 pares de peças com movimentos distintos, incluindo o par Rei-Raínha. Já o Go compõe-se de peças idênticas e em número ilimitado. O inicio do jogo também prenuncia o desenrolar e o objetivo do jogo. No xadrez as duas equipes se perfilam completas e simétricas, cada uma do seu lado do tabuleiro. Existe nitidamente um lado para cada jogador e portanto uma linha de "avanço" inicial. O tabuleiro de Go começa vazio e não existe lado para cada jogador. A estratégia deve ser pensada e desenvolvida em todas as direções. Por fim o objetivo de cada jogo: no Xadrez ganha o jogo quem "matar" o Rei oponente, "matando" seu exército nesse caminho. Necessariamente o número de peças ao final do jogo é menor que no início. Já no Go, o objetivo é ocupar o máximo de "terreno" possível a ponto de imobilizar o adversário. Portanto o tabuleiro termina quase todo tomado de peças de ambos adversários, um deles, o derrotado, já sem opção de movimento.




[ Post em desenvolvimento... ]


< / >.

5 comentários:

  1. Legal Varguerita. Agora jogo Xadrez, mas não conhecia o Go. Nos 2 vc tem que apenas travar o oponente, seja o rei, sejam as peças.

    ResponderExcluir
  2. No fundo é isso sim.
    Só que eu acabei não CONCLUINDO esse post.
    Usei a comparação entre os 2 jogos para ajudar a ILUSTRAR o tema principal que é a diferença da estratégia oriental x ocidental.
    Só que não conclui e ficou parecendo apenas um comparativo dos 2 jogos.
    To devendo concluir essa...
    Valew por me lembrar!
    ;)
    < / >.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Go não termina com um adversário travado. O Go termina quando os dois adversários entendem que não há mais jogadas ÚTEIS para seu exército. Opções há, não existe aprisionamento, como no xadrez, mas os jogadores julgam não haver mais razão para continuar. Neste ponto, muitas vezes não está determinado o vencedor: No Go o resultado sai após uma contagem de território dos jogadores. É um jogo fascinante!!

      Excluir
  3. André obrigado pelo link do meu blog nos seus favoritos. Há tempos eu acompanhava a resenha dos seus livros...

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Desculpa discordar, mas espero que contribua: No Xadrez Reis nunca morrem, há um respeito hierárquico ao soberano no tabuleiro. Reis são apenas inevitavelmente aprisionados num cheque mate, ou poupam suas tropas desistindo honrosamente do jogo na iminência de uma derrota arrasadora. No Go há situação similar, embora ão se trate de ataque “pessoal”, mas de conquista de terreno. Abraço!

    ResponderExcluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)